imunização

Rio Grande do Sul recebe lote para vacinação contra Covid de adolescentes com comorbidades

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Itamar Aguiar (Palácio Piratini/Divulgação)

A vacinação de adolescentes com comorbidades pode iniciar no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feria, um lote de 65.520 vacinas da Pfizer vai chegar em Porto Alegre, antes de ser distribuído aos municípios, e servirá, em parte, para iniciar o esquema vacinal desta público. Outra parte será destinada para segunda dose.

Rio Grande do Sul antecipa primeira dose todos os adultos para 7 de setembro

Desde o começo de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite o uso da vacina da Pfizer para o público de 12 a 17 anos. A Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) definiram, um mês depois, que pessoas desse grupo com comorbidades poderão ser vacinadas.A decisão teve como base o levantamento do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) de que todas as pessoas entre 12 e 17 anos que morreram por Covid-19 no Rio Grande do Sul tinham alguma comorbidade.

São Leopoldo, na Região Metropolitana, foi o primeiro município a começar a vacinação de adolescentes com comorbidades no Rio Grande do Sul. Em Santa Maria, um cadastro será feito para este público.

MAIS VACINA
Ainda na noite de segunda-feira, chegaram em Porto Alegre um lote da CoronaVac (81.200 doses) e um da AstraZeneca (283.100 doses) A destinação dos imunizantes foi definida em reunião nesta terça-feira.

Assim como o lote da Pfizer, uma parte será reservada para aplicação de segunda dose na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, até o momento do uso. O restante servirá para avanço na faixa etária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Adolescentes com comorbidades têm vacinação prevista para próxima semana

Próximo

Gabinete de Crise reforça necessidade de cuidados diante de chegada da variante delta do coronavírus ao RS

Saúde